Bibliografia

LIVROS FUNDAMENTAIS PARA O DESIGNER DE INTERIORES.

É fácil perceber nas redes sociais a demanda dos profissionais e estudantes por dicas de bibliografia sobre Design de Interiores. Infelizmente ainda não contamos aqui no Brasil com uma quantidade suficiente de títulos específicos em nossa área que tenham qualidade e conteúdo que apresente a profissão de forma correta.

Pensando nisso resolvi criar esta aba aqui em meu blog para compartilhar com vocês o que já li, ando lendo e pretendo ler. Alguns são livros específicos de DInt e outros, de outras especialidades do Design. Como designers, é fundamental que estejamos inteirados de suas metodologias e práticas que não nos são passadas na maioria das faculdades. Estes de outras especialidades do Design não são nenhum bicho de sete cabeças. Basta exercitar a imaginação e trazer seus conteúdos para a nossa área.

Sei que no Brasil incidem sobre os livros muitos impostos tornando-os caros para a maioria dos estudantes e profissionais. Por isso é comum vermos tantas pessoas pedindo em grupos das redes sociais algum livro em PDF. Porém, livros digitais (PDFs) estão sendo disponibilizados de forma ilegal prejudicando seus autores que tanto pesquisaram, estudaram, analisaram os assuntos para finalizar e editar seus livros. É uma tremenda falta de respeito com o trabalho destes e deixa claro a falta de ética de quem os procura desta forma.

Tenho certeza que ninguém aqui deseja ver seus projetos – e ficaria fulo(a) com isso – copiados, vendidos e espalhados sem a sua autorização não é mesmo? Pois é… é exatamente a mesma coisa. tais práticas ferem os direitos autorais seus e dos autores dos livros.

Mas vale ressaltar que adquirir livros é um investimento que vale a pena.

Existem meios de conseguir livros com custo mais baixo que os das livrarias sem desrespeitar os autores e ferir os direitos autorais ao pegar PDFs de livros na internet. Um excelente exemplo é o site Estante Virtual (pool de sebos) onde você compra livros por um preço muito bom, dependendo do estado de conservação do livro. Outra forma é adquiri-los no formato digital nas diversas livrarias online com um custo bem menor que os impressos.

Para ajudar passo a indicar, na sequência, uma lista de livros que são fundamentais para nós.

Visite cotidianamente esta aba pois irei atualiza-la sempre que tiver alguma novidade.

As descrições apresentadas são as das editoras.

BRASIL PORTA ADENTRO. Cristina Dantas, Roberto Negrete, ABD.

abd

“O livro que comemora os 35 anos da ABD – Associação Brasileira de Designers de Interiores, revela uma visão histórica do design de interiores no Brasil, abordando desde os primeiros trabalhos feitos por aqui até a década de 1980. Trata-se de um trabalho inédito, que envolveu uma pesquisa minuciosa desde a raiz da profissão, esmiuçando não só os fatos como também a trajetória das pessoas essenciais para desenvolver esse segmento, como os artífices que marcaram presença nos primórdios da profissão. Texto- Cristina Dantas / Organização- Roberto Negrete.”

Editora: C4 PRODUTORA
Ano: 2015
ISBN: 8599353470

DESIGN INDUSTRIAL – bases para a configuração de produtos industriais. Bernd Lobach.

lobach

“O autor deste livro, Bernd Löbach, sempre teve uma ligação muito estreita com o ensino do design. Durante anos atuou no curso de design da Fachhochschule de Bielefeld, Alemanha, onde fez diversas publicações importantes. Hoje é docente da Hochschule für Bildende Künste, Braunschweig, onde tem continuado as sua pesquisas e publicações, sempre voltadas aos aspectos didáticos do design.

Löbach, ao elaborar o texto, se preocupou em produzir um trabalho básico, principalmente para a formação de designers industriais, tornando isso claro no subtítulo do livro. O texto é didático, mas o seu conteúdo extrapola essa característica. Quem se interessar pelo design industrial, sejam estudantes ou profissionais, tem neste livro a melhor formulação conceitual sobre o assunto. Ele é também um livro sistemático, especialmente na abordagem dos aspectos estéticos e subjetivos do design, sempre os mais difíceis de tratar na metodologia do design. Essa abordagem atingiu o objetivo ao colocar o design industrial como uma disciplina do design ambiental, além de discorrer sobre suas dimensões sociais, psíquicas, históricas, econômicas e estéticas.

Temos poucos textos básicos sobre design industrial em português, daí a decisão de traduzir este livro. A edição original em alemão, de 1976, é pouco acessível à maioria dos interessados, não sendo mais publicada. A edição em espanhol, de 1981, muito importante para a formação de várias gerações dos nossos designers, há muito se encontra esgotada e não há perspectiva de reedição.

Tendo sido escrito nos anos 70, o livro contém alguns cases e exemplos de algumas décadas atrás que não foram atualizados, respeitando-se a vontade do autor. A tradução, entretanto, procurou adaptá-lo à nossa realidade, ressaltando aspectos que permitam uma compreensão dos conceitos e cases ilustrativos.

Sem dúvida, esse texto de Bernd Löbach vem cobrir uma lacuna existente entre nós, no sentido de estabelecer as verdadeiras bases sobre as quais repousam os princípios do design industrial, tanto nos dias atuais como no futuro.”

Editora: Blucher
Ano: 2001
ISBN: 9788521202882

APRENDER A VER – A essência do design da iluminação. Howard M. Brandston.

howard

“Aprender a Ver, a Essência do Design da Iluminação, da De Maio Comunicação e Editora, que publica a Revista Lume Arquitetura, foi escrito pelo lighting designer norte-americano Howard Brandston e traduzido para o português pelo arquiteto especialista em iluminação Paulo Scarazzato. Publicado originalmente em 2008 pelo Illuminating Engineering Society of North America (IES), este livro aborda questões conceituais de um modo inovador, ao colocar, com autoridade, os aspectos mais relevantes do design da iluminação. O autor ensina como perceber e utilizar a luz, conhecer suas principais propriedades; mostra o seu impacto no atendimento às suas funções de visibilidade, conforto, composição e atmosfera. Destinado a profissionais da área, estudantes e professores, o livro também é de fácil entendimento para leigos interessados no assunto.”

Editora: De Maio Comunicação e Editora
Ano: 2010

DESIGN ERGONÔMICO. Estudos e aplicações. Luis Carlos Paschoarelli, José Carlos Plácido da Silva.

design ergonomico

“A sociedade atual se caracteriza, entre outros fatores, pela presença das interfaces tecnológicas, em que o “uso” de novos artefatos e sistemas tem influenciado o comportamento humano, na maioria das circunstâncias do estilo de vida contemporâneo.

Por consequência, são aplicados expressivos investimentos nos setores de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com vistas a qualificar as inovações dos artefatos e sistemas, conquistando mercados consumidores a partir da “humanização” das interfaces tecnológicas.

A esta condição, pode-se considerar que o estudo e aplicação dos princípios ergonômicos e de usabilidade, no design dos artefatos e sistemas, foram, são e serão continuamente aperfeiçoados e desenvolvidos.

Neste sentido, a presente coletânea reúne enfoques distintos sobre o tema “Ergonomia e Sociedade: o Design nas Interfaces Tecnológicas”, caracterizados por textos de diferentes pesquisadores.”

Editora: Canal6
Ano: 2013
ISBN: 978-85-7917-252-6

 

MENTES BRILHANTES: como desenvolver todo o potencial do seu cérebro. Alberto Dell’Isola.

mentes brilhantes

“Sabemos que todo mundo reconhece aqueles que inovam, criam ou provocam situações que, de alguma forma, chamam a atenção. Então, faz sentido afirmar que o segredo do sucesso pode ser resumido em ser criativo. Neste livro, o leitor entrará em contato com técnicas profissionais para desenvolver toda a capacidade do cérebro e impressionar a todos com as novas ideias que poderá apresentar. Tais praticas foram utilizadas por nomes como Steve Jobs, Beethoven, Da Vinci, Voltaire, Michelangelo, Pascal, Descartes, Bach, Darwin, Portinari, Niemeyer e muitos outros.”

Editora: Universo dos Livros
Ano: 2012
ISBN: 9788579303265

BRIEFING: a gestão do projeto de design. Peter L. Phillips.

briefing

“Há quem pense que a criatividade não possa ser formalizada, normalizada ou descrita. Este é um dos motivos pelos quais designers ainda hoje relutam em produzir um briefing antes de começar seus trabalhos, assim como as empresas acreditam que isto seja uma perda de tempo.

Contudo, um bom briefing pode poupar muito trabalho e evitar problemas burocráticos durante a criação. A estruturação de recursos e objetivos guia a criação não restringindo-a, mas fundamentando e potencializando os resultados obtidos.

De forma clara e concisa, o livro auxilia profissionais a entenderem a importância do briefing e como produzi-lo de maneira eficaz. Escrito baseado na experiência profissional do autor, é fácil identificar paralelos com o cotidiano das empresas e dos designers.

Para os estudantes, o livro é uma forma de familiarizá-los com o briefing, para que eles entrem no mercado de trabalho conscientes da importância desde planejamento prévio que, muitas vezes, é negligenciado nas escolas.”

Editora: Blucher
Ano: 2008
ISBN: 9788521204381

ERGONOMIA E CONFORTO HUMANO. Org. Fábio Bitencourt.

ergonomia e conforto

“Este é um livro que visa aproximar os interesses no conhecimento dos que lidam com o planejamento do ambiente (arquitetos, engenheiros e designers, em especial) e com a necessidade de promoção de qualidade de vida a partir do que a ergonomia possa contribuir. Da mesma forma, pode ser uma leitura de interesse geral para quem apenas deseja conhecer a ergonomia e rever seus conceitos em relação à saúde, conforto, bem estar e segurança. Aqui está apresentada uma visão multidisciplinar com especialistas de diversas áreas do conhecimento: arquitetura, engenharia, design, fisioterapia, pedagogia, fisiologia, administração e suas experiências profissionais.”

Editora: RioBooks
Ano: 2011
ISBN: 9788561556105

 

COR, ESPAÇO E ESTILO.  Chris Grimley, Mimi Love.

cor

“Cor, Espaço E Estilo” é um guia indispensável para designers de interiores, estudantes e qualquer pessoa que esteja realizando um projeto de interiores. No mundo do design de interiores, as informações encontram-se espalhadas em inúmeras publicações inspiradoras sobre estilo, mas com pouca base sobre os princípios do design, ou em alguns poucos manuais informativos de design, mas com pouca fundamentação teórica. Cor, espaço e estilo reúne as informações e ideias essenciais para o planejamento e a execução de projetos de interiores de todas as escalas e os destila em um formato tão fácil de usar quanto de carregar. Os tópicos incluídos abrangem o planejamento e a gestão do projeto, as técnicas de representação gráfica e apresentação, o projeto e o sequenciamento dos espaços, as características das cores, os materiais, as texturas, as estampas e os motivos, a luz natural e a artificial, os sistemas construtivos, os códigos de acessibilidade e a sustentabilidade. Para demonstrar como esses tópicos podem ser interpretados de modo criativo na prática, há inúmeras entrevistas com designers de interiores.”

Editora: GG (Gustavo Gilli)
Ano: 2017
ISBN: 9788584520763

 

A LINGUAGEM DAS COISAS. Deyan Sudjic.

sudjic

“A linguagem das coisas’ aborda os encantos de uma variedade de ícones – carros, móveis e projetos arquitetônicos, e relembra como certos objetos, que se tornaram paradigmas do desenho industrial, influenciam a indústria, o comércio e o marketing. Dos excessos das passarelas ao humor inspirado por um utensílio de cozinha com grife, o autor mostra como é possível manipular e seduzir pessoas pelas coisas que possuem ou desejam possuir. E, ao expor as engrenagens da engenharia do consumo, torna evidentes os truques da fabricação do bom gosto e suas consequências. A obra explora detalhes como os motivos que levam os designers a sonhar com sua assinatura em uma cadeira ou uma luminária, e questiona em que ponto termina o design e começa a arte.”

Editora: Intrínseca
Ano: 2010
ISBN: 859807876X

 

DESIGN COMO PRATICA DE PROJETO. Gui Bonsiepe.

bonsiepe

“Este livro contém os principais pensamentos, propostas e projetos desenvolvidos por Gui Bonsiepe, desenvolvidos durante a sua peregrinação por diversos países latino-americanos ao longo dos últimos 40 anos. Ele é uma das maiores referências mundiais sobre o Design dos países Periféricos, refletindo sobre as dificuldades impostas pelos países do Centro para que se desenvolva um Design autônomo nos países dependentes. Tem se manifestado contra certos modismos do design epidérmico, onde as soluções privilegiam a estética, atendendo apenas aos apelos de mercado, sem trazer contribuições efetivas para a melhoria intrínseca do produto.Tem criticado também o ensino do Design, dominado pelo academicismo exagerado, onde os alunos aprendem a “discursar” sobre o objeto, sem adquirir habilidades práticas para materializá-lo. Coerente com essa postura, o autor apresenta diversos casos de desenvolvimento de produtos, onde ilustra a aplicação das técnicas e metodologias de projeto. Com isso, os profissionais e estudantes de design poderão contribuir mais efetivamente para o desenvolvimento industrial, econômico e social dos países latino-americanos.

De acordo com essa postura documenta projetos de design industrial de baixa e alta complexidade, como brinquedos e sistemas de móveis até maquinaria agrícola, entre eles alguns cases desenvolvidos na primeira fase (1983-1987) do LBDI – SC (Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial, Santa Catarina). Inclui também a descrição do design emblemático da sala de gestão cibernética do Projeto SYNCO ou CYBERSYN (Santiago, Chile, 1972-1973).”

Editora: Blucher
Ano: 2012
ISBN: 9788521206767

 DESIGN THINKING. Tim Brown.

st

“Este livro introduz a ideia de Design Thinking, um processo colaborativo que usa a sensibilidade e a técnica criativa para suprir as necessidades das pessoas não só com o que é tecnicamente visível, mas com uma estratégia de negócios viável. Em resumo, o Design Thinking converte necessidade em demanda. É uma abordagem centrada no aspecto humano destinada a resolver problemas e ajudar pessoas e organizações a serem mais inovadoras e criativas. Escrito numa linguagem leve e embasada, este não é um livro de designers para designers, e sim uma obra para líderes criativos que estão sempre em busca de alternativas viáveis, tanto funcional quanto financeiramente, para os negócios e para a sociedade.”

Editora: Campus
Ano: 2010
ISBN: 9788535238624

 

DESIGN DE INTERIORES – Guia útil para estudantes e profissionais. Jenny Gibbs.

gibbs

“O design de interiores se converteu em uma profissão reconhecida, embora a indústria que gere seja complexa e ainda pouco conhecida. Esta nova edição de Design de interiores proporciona uma base sólida sobre os princípios do design, descreve as aptidões necessárias ao designer de interiores, analisa as diferentes opções de desenvolvimento da carreira profissional e apresenta uma análise equilibrada do setor.

Este livro reúne história, teoria e prática do design de interiores e aborda temas como a elaboração do programa de necessidades junto ao cliente, as apresentações dos desenhos e amostras, a escolha dos materiais e o planejamento e gerenciamento de projetos. Embora esteja dirigido a estudantes, este livro também pode servir como referência para a prática profissional e para todas as pessoas interessadas em design de interiores.”

Editora: GG (Gustavo Gilli)
Ano: 2010
ISBN: 9788425223587

 

12° P&D – Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2016). Blucher Proceedings

p&d

Este é o anuário do 12° P&D. aqui você encontra todos os trabalhos apresentados no congresso realizado em 2016 em Belo Horizonte. São artigos, ensaios, pesquisas, relatórios, projetos e outros materiais oriundos das pesquisas realizadas pela academia brasileira. Tem trabalhos de todas as especialidades do Design mas pelo título fica fácil de encontrar os relacionados com DInt. Você pode ler os artigos completos na tela de seu dispositivo ou baixar o arquivo PDDF com o texto completo.

Interessante destacar aqui também que no site da Blucher Proceedings existem diversos anuários de outros eventos que valem a pena olhar: CID, ENEAC, spdesign fauusp, USIHC, Ergodesign, SED, ICDHS, SBDS entre outros. Veja a lista completa de anuários no link abaixo.

http://www.proceedings.blucher.com.br/issue-list/designproceedings-40/list