Tira dúvidas – Design de Interiores/Ambientes

Espaço destinado aos profissionais na área de Design de Interiores/Ambientes bem como acadêmicos tirarem suas dúvidas bem como àqueles interessados em adentrar à área através de estudos.

Poste aqui suas questões sobre esta área.

ATENÇÃO!!!!

Este blog não é um espaço para troca de dicas gratuitas do tipo “como faço, que cor pinto, que móvel, que quadro, etc”.

Se necessitar de alguma “dica” ou informação técnica, terei o maior prazer em oferecê-la na forma de uma assessoria ou consultoria, em particular e fora deste post.

Para isso favor enviar-me um e-mail através de meu endereço eletrônico ldda.paulooliveira@sercomtel.com.br com suas dúvidas e maiores detalhes.

Ou então, se preferir, posso indicar-lhe um profissional de sua cidade/estado.

Lembro aos que buscam “dicas” que é importantíssima a contratação de um profissional para realizar seus projetos. É uma segurança e garantia para você de que tudo saia bem.

Comentários aqui ou em qualquer outro post deste blog pedindo este tipo de dicas serão excluídos.

83 comentários sobre “Tira dúvidas – Design de Interiores/Ambientes

  1. Boa noite. Gostaria de esclarecer uma dúvida à respeito da área de Design. Bem, me formei em bacharel em Design recentemente e pretendo abrir meu escritório. Fazendo pesquisas, descobri que o CREA disponibiliza o ART para que designers de interiores possam atuar na área. Liguei pra lá, mas tive a triste surpresa que minha antiga faculdade não tem vínculo com o CREA. Com isso, entrei em contato com a ABD para fazer minha carteirinha e infelizmente descobri que por meu curso ser apenas Design e não Design de interiores, não vou conseguir o cadastro. Mas quando iniciei o curso, a coordenadora disse que o bacharel em Design pode atuar sim na área de interiores, moda, gráfico ou produtos, pois nos dois últimos anos de graduação, seguimos nossa área específica. Enfim, caso eu não tenha ABD ou documentação de ART, posso exercer minha profissão? Pode acontecer de me pedirem alguma documentação fora o projeto executivo? Isso me desestimulou bastante, pois estudei quatro anos algo que corro risco de perder. E hoje, não tenho condições de fazer outra graduação. Desde já, agradeço!!

    • Rayssa, a ART (CREA) e RRT (CAU) são documentos internos e exclusivos dos profissionais que fazem parte destes conselhos. Não há como um designer emiti-las.
      Sobre a questão do CREA, trata-se de uma prerrogativa legal da Lei de sua criação de agrupar e gerir todas as profissões de nível técnico envolvidas na construção civil.
      Para ingresso, a sua faculdade tem que inscrever-se – e ser aprovada – no CREA de seu estado. No entanto, você receberá uma carteira de profissional de nível técnico e não de superior.
      Sobre a ABD, é uma associação e como tal a adesão não é obrigatória.
      No entanto, é a única entidade de representação profissional em nível nacional que temos. É importantíssimo que estejamos unidos através dela.

  2. Olá Paulo.
    Gostaria de entender qual é o dia dia (rotina) e dificuldades do profissional de design de interiores.
    Pretendo iniciar neste mercado e gostaria de conhecer melhor as atividades.
    Apenas um detalhe, como eu dependo da minha própria renda para me sustentar, gostaria de uma sugestão de vaga que eu deveria buscar para poder já ir me ambientando no setor.

  3. olá Paulo,gostaria de fazer o curso de designer interiores mais não sei se p/ fazer este curso é preciso ter alguma experiência na área tipo: arquitetura, acho linda a profissão.O curso é novo aqui na fits Maceió. O mercado de trabalho como está? Aqui na cidade que moro. O curso é muito dificil?

  4. Olá, gostei muito do blog. Bom, há anos penso em cursar pós em Design de Interiores. Agora surgiu uma grande oportunidade para isso, e assim também surgiram dúvidas. Sou formada em Publicidade, e atuo como designer editorial. Como freela faço decoração em eventos. Pesquisei sobre diversos cursos, e gostaria da sua opinião sobre:
    Se faço curso técnico, graduação ou pós em design de interiores?
    E se você tem alguma informação sobre qual curso no Rio seria melhor.

    Desde já, te agradeço imensamente!

    • Olá Vanessa.
      Bom, faça um curso superior (tecnológico ou bacharelado) pois assim irá adquirir os conhecimentos necessários para atuar profissionalmente. As especializações são muito vagas para quem não tem formação anterior na área.
      O melhor curso aí no RJ é o da UFRJ, sem sombra de dúvida (um dos melhores do país).
      Abraços e um 2012 iluminado para você ;-))

  5. Boa tarde, Bom, eu sempre gostei desta area de decoração, sempre curti muito assistir programas que vendem moveis e afins, portanto nunca estudei nada referente a isso, e hoje tenho 23 anos,o que vc acha melhor eu fazer…. Começar no curso de Desing de interiores direto ou num outro curso para aprender mais sobre o trabalho de um desinger? Me ajudem ^^ Beijo’

  6. Olá, estou no terceiro ano e tenho algumas duvidas sobre o curso que irei prestar vestibular. Sobre design de interiores gostaria de saber:
    1)Qual foi sua maior dificuldade neste curso?
    2)É necessário ser criativo ou a criatividade “surge” com o decorrer do curso?
    3)Como é o mercado de trabalho?
    4)No curso teve alguma matéria que você não gostou? Por quê?
    5)Como você escolheu este curso?
    Obrigada desde já!

    • Gabriela,
      1) má vontade dos professores, especialmente dos que não são da área Design. Tinha de ficar aporrinhando-os, colocando-os contra a parede, espremendo-os para conseguir que repassassem os conteúdos por completo e não apenas por partes.
      2) criatividade muitas pessoas já nascem com ela. Porém ela é um exercício diário, que exige empenho constante.
      3) diferente em cada região. Mas em constante expansão. O mercado é o profissional quem faz. Tudo depende de você.
      4) Todas foram importantes porém senti falta de algumas. Hoje os cursos já foram remodelados e a maioria deles já oferecem estas.
      5) foi um caminho “torto” e não convencional até chegar nele. Comecei fazendo faculdade de música (clássica) e, nas apresentações ao lidar com cenografia e iluminação acabei tomando gosto pela área. Daí passei a trabalhar com isso, vitrinas, produção de catálogos e editoriais de moda, algumas decorações residenciais até envolver-me completamente na área.
      Qualquer outra dúvida é só postar.
      abs

    • Luci, não acho legal indicar um tema para que você faça a sia monografia.
      Monografias são feitas a partir de questionamentos pessoais, logo, a minha indicação poderá levar você a assuntos que não goste.
      Procure dentro de si os pontos que mais te chamaram atenção durante o curso e foque em um deles.
      Problematize-o, busque contradições ou incoerências e vá nessa direção.
      Posso sim te dar uma dica: o que você mais gosta?
      Abs e sucesso.

  7. Eu estou com uma duvida muito grande e gostaria de uma ajuda de um profissional. Sempre gostei de design de interiores e de uns tempos pra cá me convenci de que realmente seria uma profissão que me traria muita satisfação. Eu gostaria de fazer um curso técnico de design, pois um curso técnico é a única opção na minha cidade voltada para o design. O problema é que todas as pessoas me aconselham a fazer primeiramente arquitetura, por ser um curso mais completo, e após me especializar na área de desing. Eu gostaria de fazer o curso técnico de design por ser mais rápido e também ir diretamente na área em que quero ingressar. Fazendo o curso técnico de design eu terminaria em 2 anos e arquitetura em 5. Meu objetivo seria fazer o curso técnico e estar preparada para o mercado de trabalho o mais rápido possivel e após ir fazendo outros cursos complementares. O meu medo é de fazer o curso técnico e não ser valorizada no mercado de trabalho por apenas ter um curso técnico.
    Eu dei uma olhada na grade curricular de ambos os cursos e arquitetura não me chamou muito a atenção, já design me interessou bastante.
    A pergunta é, na sua opnião, seria interessante eu fazer arquitetura antes para “garantir o diploma”?

    Desde já agradeço e aguardo sua resposta.

  8. Olá, Tudo bem?
    Me chamo Samira, tô no começinho do meu curso de DESIGN DE INTERIORES, adoro mexer com isso, decoração, ambientes e afins.
    Ainda estou no 1º semestre do meu curso e a duração é de apenas dois anos, pois pretendo entrar logo no ramo de trabalho.
    Na verdade teria um monte de perguntas para fazer, porém, algumas delas é que: Após a conclusão do curso, o que vc me sugeria a fazer, em termos de embasamento mais técnico para me acrescentar na profissão?
    Quais sites, (pelo menos os segmentos),vc poderia me indicar para eu me manter atualizada desde agora,no mundo de interiores?
    Durante o curso, em que disciplina eu tenha que me interar mais,tirando todas as dúvidas possíveis com o meu professor?
    Nooossa! acho que já perguntei demais…
    Gostaria muito que vc me respondesse as perguntas que fiz, adorei o seu blog, e vou estar com certeza sempre por aqui, ora perguntando, ora só dando aquela espiadinha básica!

    Sds,

    Samira Ferro

    • Samira,
      tem um post aqui no blog chamado “pós que podemos e devemos fazer” onde indico várias áreas para as pessoas pensarem e escolher.
      Sobre indicações de sites, na barra lateral do blog tem vários links de sites que considero muito bons. E, neles, você encontrará várias outras indicações.
      Sobre as disciplinas, foque bastante nas mais tecnicas, de desenho, análise e composição que são as áreas que mais pegam na hora de encarar o mercado.
      abs e sucesso.

  9. Olá a Todos,

    Tenho o seguinte problema e gostaria de uma ideia:

    Minha casa possui 3 andares distribuidos em…
    1º andar, cozinha – jantar – sala estar e home teather – banheiro social e uma area (sacada);
    2º andar, quartos e suite;
    3º homeoffice – lavanderia – outro home teather menor churasqueira – um deck com chuveiro…

    o 3ºandar estou ainda no projeto somente, pelo seguinte fator; tenho nesse andar varias divisorias no piso, que creio eu que seja as vigas de sustentação da laje. Meu grande problema é como irei conseguir que fique um piso no mesmo nivel. E pior, como irei fazer para que não fique com muito peso para a laje.

    Espero que tenham entendido, Grato pela atenção

  10. Olá…

    Estou me formando agora em Administração e pretendo começar um empreendimento voltado para a área de disign de interiores juntamente com o meu esposo que já trabalha nessa área. O que eu gostaria de saber é se eu realmente preciso ter um curso superior para iniciar uma empresa desse estilo, pois tenho algum conhecimento e talento, desde pequena eu desenho, mas não fiz e nem faço nenhum curso voltado para a área.

    • Lua,
      conhecimento e talento apenas não fazem o bom profissional seja em que área for. É necessário empenho, estudo/formação contínua pois a nossa área é muito expansiva e traz novidades a todo momento.
      Sem os conhecimentos certos você certamente será apenas mais uma entre tantas pessoas que “acordam se achando designer” só porque tem bom gosto, uma visão totalmente equivocada uma vez que bom gosto não faz projeto, apenas o decora.
      Portanto, encare sim um curso superior, tenho certeza de que vai ser muito util para vocês dois.
      Sucesso!!!

  11. Olá Paulo,
    estou com 40 anos e sempre adorei decoração. A decoração da minha casa é por minha conta e ainda, dou palpites na casa de amigos e familiares e todos gostam. No entanto, nunca me aprofundei no assunto. Para esse mercado existe alguma discriminação quanto a se colocar no mercado com a minha idade? Gostaria de cursar Designer de Interiores – Tecnólogo (02 anos) aqui em Brasília. Você me indicaria uma faculdade de qualidade por aqui.Sua opinião será muito importante.
    Abraços.

  12. Olá ,
    Tenho uma pequena dúvida .
    Gostaria de saber quanto custa para fazer a faculdade de Design de Interiores,pois tenho 16 anos e sempre tive em mente me formar nesaa profissão . E queria saber também se para fazer Design de Interiores precisa fazer Arquitetura e urbanismo também !?
    Fico no aguardo .
    Stefane

  13. Leandro,
    mercado de trabalho tem sim assim cmo tem para todas as outras áreas, basta a pessoa querer trabalhar e esforçar-se afinal, nada cai o céu não é mesmo?
    A remuneração muda de cidade para cidade e, geralmente, nas maiores cidades a remuneração é mais alta sim, porém a concorrência é bem mais alta.
    abs e sucesso.

  14. ola
    tenho 20 anos e estou no 3º ano do curso Direito. Estou pensando em mudar de carreira para a de design de interiores, eu adoro cores, moveis, iluminação, e até ja pensei em fazer um curso tecnico de design, mas estou preocupado com relação ao mercado de tabalho. gostaria de saber se essa area tem bastante campo, e se é bem remunerada e se tem mais trabalho nas grandes cidades.

  15. E e Paulo, eu tenho 17 anos e to bem indeciso porque tipo, gosto do meio do design, mas tenho na cabeça aquela coisa que quem faz design de interiores só projeta moveis e só.

    Oque um profissional na area pode fazer alem disso…

    E quais são as faculdades publicas, e particulares cara? eu sei muito pouco sobre o assunto mas me interesso muito.

    Valeu.

  16. Viviane,
    depende muito da universidade. A média pelo que venho percebendo está entre 250,00 e 300,00.
    .
    Cynthia,
    Eu sempre indico os tecnológicos em todos os casos pois são mais completos e consequentemente mais complexos.
    Lembro que “uma boa base” não é o suficiente para atuar bem no mercado.
    Você pode conversar com a coordenação do curso para verificar a liberação de algumas disciplinas.
    Abs.
    .
    Laysla,
    Se ler nos comentários acima verá que já falei várias vezes sobre este assunto.
    abs e boa sorte no curso!

  17. Ola
    Estou com uma duvida, nao sei se faco uma pos de design de interiores com disciplinas de semiotica, cor, ergonomia, luminotecnica, etc…ou se faço o curso tecnico de design de interiores de 1 ano…
    Ja fiz um curso basico de interiores que deu uma base de desenho e de materiais, tipos, etc..
    Qual dos dois é mais indicado, a pos tambem é pratica ou é mais teorica?

  18. olá Paulo
    passei no vestibular e começo este ano de 2009 em Design de Interiores
    sempre gostei de decoração e criar ambientes
    mais tenho duvidas pois andei perguntando em lojas de ambientes planejados se:
    o ramo é bom /resposta:\ sim muito bom
    mais o engenheiro cuida da obra né e o arquiteto da planta e o design do ambiente
    mas o q me falaram é q o arquiteto é o q eles mais procuram pois ele alem de trabalhar com a planta ele tbm trabalha com o design pq tbm é o serviço dele é verdade?
    mande a resposta por e-mail pra mim obrigado

    • Fernando,
      cada um tem o seu lugar e o seu espaço
      a questão de tantos arquitetos trabalharem com interiores é porque o mercado de arquitetura não está tão bom e aquecido como dizem.
      Outro fator é que a área de Interiores (para um decorador) é mais fácil do que arquitetura, coisa que os Designers sabem que não é bem assim.
      O problema maior está na falta de conhecimento por parte dos clientes sobre o que é Design de Interiores. Até mesmo a mídia e a tal associação que diz nos representar não sabe diferenciar um do outro e acabamos frequentemente sendo confundidos como arquitetos.
      Mas pode ficar tranquilo pois as coisas já estão mudando a nosso favor.
      abs e boa sorte no curso

  19. Lorene,
    como já coloquei algumas vezes acima nos comentarios, isso quem tem de decidir é você e não eu ou qualquer outro “pitaqueiro”.
    Volto a repetir agora pra você:
    Você quer construir? Então opte por arquitetura.
    Você quer trabalhar os espaços e ambientes de forma a harmonizar, adequar e torna-los confortáveis e usáveis? Faça Design de Interiores.
    Já sobre linguas não posso opinar ok?
    De uma geral nos blogs listados aqui na lateral. Tem bastante coisa sobre interiores, arquitetura, design…
    Boa sorte na escolha.
    abs

  20. Gabriela, vamos por partes…
    Se você sempre gostou de decoração já é um bom começo, porém fique atenta que Design de Interiores não é o mesmo que decoração.
    Decoração resume-se a trocar moveis, acessórios, cores e tecidos…
    Já o Design de Interiores é bem mais amplo e complexo, o trabalho é mais profundo e puxado. Trabalhamos com o psicologico/social/comportamental dos clientes e atendemos à essas necessidades através de projetos que contemplam gesso, iluminação, revestimentos, e muitos outros pontos necessários no projeto. Podemos também, de acordo com as necessidades do cliente/projeto, propor alterações como derrubadas e levante de paredes, que deverão ser executadas por um engenheiro civil que é o profissional mais indicado para este serviço, alterações de pontos hidráulicos e elétricos que também deverão ser exectados por parceiros da área de engenharia. Além é claro, de toda a parte de decoração dos espaços.
    Sobre os desenhos, sim é necessário aprender a desenhar. Durante o curso você aprenderá isso mas se puder já chegar ao curso com alguma base, muito melhor para você.
    Os cálculos que aprendemos dizem respeito à coisas básicas, mais voltados ao desenvolvimento de mobiliário, iluminação, térmico e acustico. Mas não é nada demais para quem presta atenção nas aulas.
    Mercado: está em franco desenvolvimento, crescimento e as perspectivas para o futuro são excelentes para nós Designers de Interiores/Ambientes.
    Sobre a rotina é complicado falar pois cada profissional cria a sua de acordo com a sua realidade local. Mas basicamente é:
    prospectar clientes
    atender clientes
    briffar clientes
    projetar, projetar, projetar
    estudar e aprimorar-se constantemente
    atualizar-se
    e assim por diante.
    Espero que tenha te ajudado.

    abs

  21. Olá.
    Estou no segundo ano do ensino médio, e logo prestarei vestibular… e estava muito em dúvida em que escolher.
    Muitos dizem que tenho bom gosto, sempre gostei de decoração
    e gostaria muito de arriscar Design de Interiores. Mais eu queria saber se nessa profissão precisa necessariamente desenhar muito bem, e se utiliza muito o desenho e cálculos. Claro e também se há mercado de trabalho pra essa profissão. E como é passo a passo a rotina de trabalho de um profissional nessa área;
    Muito obrigada!

  22. Cleide,
    dê uma lida nestes dois artigos meus aqui no blog mesmo:

    Design de Interiores/Ambientes x Arquitetura de Interiores x Decoração
    https://paulooliveira.wordpress.com/2008/04/30/design-de-interioresambientes-x-arquitetura-de-interiores-x-decoracao/

    e

    Diferenças entre Decorador, Designer de Interiores e Designer de Ambientes
    https://paulooliveira.wordpress.com/2008/04/30/diferencas-entre-decorador-designer-de-interiores-e-designer-de-ambientes/

  23. Olá!

    Gostaria de seguir a área de Design de Interiores e queria saber se há alguma escola que oferece o Curso Técnico, equivalente ao Ensino Médio,em Design de Interiores, em São Paulo. Se o senhor puder, poderia me dizer se a USP possui Faculdade de Design de Interiores?

    Obrigada, aguardo resposta.

    Flor

  24. Olá Raissa,
    bom, o mercado está em franca expansão, basta olhar a quantidade de construções sendo realizadas por aí…
    Isso também tem a ver com as ações de marketing de cada profissional. Tem de correr atrásde clientes assim como em qualquer outra profissão. E clientes tem de monte, basta observar bem o movimento do mercado.
    Existem vários nichos de mercado onde podemos atuar, basta usar da criatividade e enxergar onde estes estão.
    Abs.

  25. Olá Nathalia,
    sim tem muita diferença sim entre as modalidades de cursos.
    Mas veja bem, você como já tem Desenho Industrial irá conseguir eliminar diversas disciplinas da Matriz de Interiores, o que diminuirá bastante o tempo do curso.
    Creio que vale mais a pena você investir num curso superior (sequencial, tecnólogo ou bacharel) do que num técnico.
    As diferenças nas matrizes curriculares são enormes, especialmente se compararmos os técnicos (ensino médio e livres) com os do ensino superior que são, sem sombra de dúvidas, bem mais amplos e completos.
    Abraços!!!

  26. Olá, meu nome é Nathalia e sou graduanda em Desenho Industrial. Sou muito interessada em trabalhar com interiores no futuro e para isso estou me preparando para iniciar um curso. Iria começar um curso de Desenho de Decoração de Interiores com um horário bem flexível e custo acessível. Porém recebi uma proposta para fazer um curso Técnico em Design de Interiores, mas a carga horária é um pouco puxada e o valor tbm. Bem, minha dúvida é: Se há uma diferença grande (se falando em curriculo) em um curso técnico e um curso de qualificação nesta área.
    Gostaria de dicas tbm…
    Grata desde já.

  27. Oi ,meu nome é Luciane e ficaria muito grata se vc pudesse me tirar umas dúvidas.Estou construindo uma área de lazer e gostaria de colocar em meia bancada da churrasqueira branca ,algum material como madeira por exemplo da cor tabaco e trabalhar alguns detalhes no resto também.Confesso que estou meio perdida,ficaria bom?Onde mais posso colocar para combinar? Deck de madeira nas paredes e outros combinaria? Que cor teria que ser a churrasqueira? Desde já fico agradecida pela atenção.

  28. E Patricia, uma outra informação…

    procure saber quem é o profissional, se este realmente é habilitado, qual a sua formação acadêmica (fundamental) para nao comprar gato por lebre.

    Hoje muitas pessoas “se dizem” designer de interiores quando na realidade não o são.

    Designer de Interiores tem formação superior (universidade). Os outros são meros decoradores.

  29. Olá Patricia.
    Bom, primeiro gostaria de deixar bem claro que caso vocês tivessem contratado um profissional de Design de Interiores esses problemas certamente não estariam acontecendo não é mesmo?

    Quanto aos seus problemas citados, fica complicado indicar algo sem ver o espaço mesmo que através de uma foto.

    Se ficou escuro podem ser por alguns motivos:
    a sua janela não promove uma boa iluminação natural
    a sua cortina bloqueia a entrada de luz natural
    a iluminação artificial não está corretamente planejada

    Quanto aos moveis e revestimentos, novamente caímos na falta da referencia visual para poder opinar alguma coisa.

    Salmão + beterraba + marfim + branco está um tanto incoerente (misturado) e difícil tentar visualizar especialmente pela falta de informação visual das formas dos móveis e quantos e quais são estes móveis.

    Sugiro a você bucar o auxílio de um profissional local de Design de Interiores para ajeitar as coisas por aí. Não precisa crer no mito de que são profissionais caros pois os valores são adequados a cada projeto.

    Saudações!!!

  30. Olá, meu nome é Patrícia e estou com uma dúvida imensa, espero que possas me ajudar. Meu marido pintou recentemente a sala, que é em L e pequena. A cor da parede foi um bege rosada (discreto) e a parede menos, que fica em frente ao sofá, com um tom puxado para um beterraba. Acontece que a sala ficou escura e pretendia cobrir meu sofá com um tom claro, além de comprar um tapete claro também. O piso é branco, a cortina é marfim e os móveis são branco, com exceção da mesa de jantar, que é imbuia. Mas, meu problema são meus filhos pequenos que adoram comer e brincar no sofá. Como é um apartamento pequeno, meu único sofá, de 3 lugares, serve para assitir TV e receber visitas. Enfim, que cores e texturas são mais indicadas para ele e o tapete, que tenham um preço razoável? Obrigada.

  31. Olá Carla
    bom sobre o laminado X cachorros posso lhe dizer por experiência própria: nao funciona, risca e mancha mesmo. Portanto é melhor você optar por um outro piso mais resistente.
    Sobre o piso ser o mesmo na casa toda eu não concordo. Apesar da casa ter um estilo predominante no projeto de interiores, cada cômodo é um e pode sim ser trabalhado de forma diferente.
    O melhor é você buscar algum profissional de Design de Interiores para lhe prestar esta assessoria pois ele tem conhecimentos para tal.
    Se você for ficar nas mãos de vendedores provavelmente vai gastar bem mais e o projeto dificilmente ficará como você deseja.
    Espero que tenha te ajudado um pouco.
    saudações.

  32. Ola meu nome é Carla e estou com uma dúvida. Estou construindo e pretendia colocar piso de durafloor nos quartos, mas algumas pessoas me dizem que esse piso risca fácil e como eu tenho cachorras não seria aconselhável, outro problema é que eu queria fazer o quarto do meu filho em um piso mais claro e me disseram que a casa deve ter o mesmo piso em todos os cômodos, exceto nos banheiros. Não sei o que decidir… pode me aconselhar?

    Muito obrigada

    Carla

  33. Oi Vivian, assino sobre o que o Paulo falou e vou acrescentar mais uma norminha que hj. em dia faz uma grande diferença em DI, NBR 9050 – Acessibilidade, eu fiz um curso de especialização nessa área e é de grande utilidade, visto que hj. em dia, principalmente na área comercial é Lei…..
    Siga sempre seus instintos vai em frente!!!!!!
    SUCESSOOOOO!!!!

  34. Olá Viviam,
    Bom, olhando da forma que você colocou posso dizer que você já tem duas grandes vantagens pois é formada em Desenho Industrial e trabalha já ha algum tempo na área gráfica. Isso demonstra que você já tem conhecimentos aprofundados sobre várias disciplinas que compõem o todo de Interiores: cores, semiótica, forma, composição, ergonomia, materiais, etc.
    No entanto, faltam a você conhecimentos específicos sobre a habitação, o local de trabalho enfim, o espaço a ser projetado, agora como um todo (antes você projetava um produto que faria parte do todo final).
    Indico a você buscar cursos nas áreas de paisagismo, iluminação, restauração, procurar aprofundar-se na psicologia comportamental, ler bastante sobre a habitação (história) e seu desenvolvimento e evolução… enfim, cursos complementares não faltam e creio que todos são válidos e aproveitados dentro desta área.
    E busque conversar bastante com os professores (suga-los ao máximo) e colegas de turma sobre estas questões pertinentes ao habitar, à casa, ao lar.
    Outra coisa, as normas técnicas para esta área sã basicamente as mesmas que você utiliza em produtos (mobiliários especialmente) porém existem outras mais específicas como as de iluminação por exemplo (NBR 5413).

    De uma maneira geral, vá em frente, você tem tudo pra se dar bem nesta área!!!

  35. Olá Paulo!

    Meu nome é Viviam, sou formada em Desenho Industrial (Projeto do Produto), há algum tempo trabalho na área gráfica… e agora resolvi fazer pós em Design de Interiores. Ainda estou meio perdida em meio a mudança, gostei muito deste espaço, esclareceu muitas de minhas dúvidas. Quais dicas você daria, para alguém que está migrando para outra área do design? (quais cursos complementares devo fazer e como me aperfeiçoar para começar a trabalhar com essa área?)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s