Belo projeto de LD

A LD Monica Lobo (LD Studio) fez o projeto de um centro de compras no Rio de Janeiro, o Bangu Shopping.

O  projeto, em parceria com o Rio Branco & Faccini Arquitetura de Iluminação, teve características bastante peculiares uma vez que este shopping foi montado num prédio bem antigo (final do século 19) onde antes funcionava uma indústria têxtil. Esta fachada é um dos símbolos da região portanto merecia ser tratada com respeito e especial atenção.

“Como a edificação é tombada e se tornou um símbolo da região, Mônica Lobo e Mônica Rio Branco (esta de Rio Branco & Faccini) tomaram cuidados ainda maiores com a iluminação das fachadas, por configurarem a imagem-síntese do empreendimento – o logotipo do shopping center até as adota como elemento de identificação. “Procuramos destacar com a luz o ritmo dos cheios e vazios entre as esquadrias e as paredes de tijolos aparentes”, informa Mônica Lobo.” (ArcoWeb)

Além de todas as característitcas pertinentes à edificação (uso, tombamento, memória, estrutura, etc) este projeto ainda conta com estudos detalhados por áreas como por exemplo, a iluminação das janelas das fachadas e a da colunas. A diferenciação se dá por equipamentos distintos onde as arandelas favorecem e destacam as colunas enquanto os refletores as janelas. Ainda estes últimos fornecem iluminação suficiente para o passeio.

É um projeto visualmente simples e que oferece um belo efeito final, porém que exige um amplo conhecimento sobre iluminação.

fonte: ArcoWeb

 

Um comentário sobre “Belo projeto de LD

  1. Gosto desse tipo de projeto, é um desafio e tanto. Conciliar funcionalidade, caracterização e preservação, não é pra qualquer um. Não sei como está por dentro, mas o cuidado que tiveram com a fachada me passa a impressão de que foram tomados os mesmos cuidados com o interior do prédio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.