Ontem tive o prazer de pegar na locadora o DVD com o desenho Wall-E.
Como trata-se de um desenho e que tenho visto e ouvido muitas crianças falando sobre o filme porque o robozinho é bonitinho e vários outros etecéteras similares, peguei sem muitas expectativas… Seria apenas mais um desenho.
Porém a surpresa foi grande!!!
Não se trata de apenas mais um desenho. Cheguei até a comentar com um amigo que estava assistindo junto que este desenho é bem mais indicado para os adultos que para as crianças.
Wall-E é um “robô lixeiro” que tem a missão de limpar o planeta terra depois que a raça humana conseguiu finalmente destruir tudo, restando apenas este robô, lixo e uma barata.
Um alerta sério não somente sobre a destruição do planeta – aquecimento global, lixo, etc – mas também sobre a alienação gerada pela informatização e a perda da capacidade motora gerada pelo uso de máquinas no lugar de humanos.
Porém, ao contrário dos documentários que passam aquela imagem agressiva e nos faz ficar com raiva, o romance entre Wall-E e EVA faz a coisa ficar mais leve e acaba por nos fazer pensar seriamente sobre o assunto abordado no filme.
A estética da animação é muito interessante e as cenas mais que bem trabalhadas.
O mais interessante é que quase não existem diálogos entre os personagens, especialmente entre os robôs, mas mesmo assim a mensagem é passada com perfeição.
Quem quiser ver uma excelente resenha sobre o filme acesse o site Projeto Bonsai.
Vale a pena assistir!
Pingback: Wall-E : ecologia