É muito comum perceber erros nos projetos de iluminação que demonstram o óbvio desconhecimento do prejetista sobre os equipamentos e acessórios, modelagens projetuais, eficiência energética, estética, segurança entre tantos outros.
É sabido que hoje em dia, em média 70% de um projeto se faz com o Light Design. De nada adianta gastar horrores com móveis de design assinado, revestimentos caríssimos se o projeto de Lighting não for muito bem elaborado.
Tempos atrás visitando uma mostra de decoração me deparei com um home-theater muito bem montado funcional e esteticamente. Porém o projeto de iluminação estava péssimo. Havia uma tela de plasma numa parede e junto à parede oposta um sofá daqueles que é o sonho de consumo de qualquer um.
Mas bem em cima deste sofá, onde deveríamos nos sentar confortavelmente para assistir seja lá o que for – PASMEM! – foram instaladas 14 spots embutidos duplos para lâmpadas AR111. Isso dá um total de 28 lâmpadas num espaço com pé direito comum – 2,65m +- – quando estas lâmpadas foram projetadas para alturas mínimas de 3,00 metros. Issos em contar as incontáveis dicróicas espalhadas pelo resto do espaço, o ar condicionado gritando em potência máxima na tentativa de reduzir o calorão que estava lá dentro…
Comecei a dar risada pois não me aguentei diante de tamanho absurdo. Foi quando a dupla responsável pelo ambiente já veio arrogantemente me dizer que se eu não tinha gostado do espaço que me retirasse. UAW!!! Que profissionalismo e ética. Entreguei um cartão meu e me retirei. Sem contar ainda que o tema era “sustentabilidade”…
O pessoal acha que apenas com os parcos conhecimentos adquiridos na faculdade já estão aptos a sair desenvolvendo projetos à torto e a direito. Não é bem assim. Não é simples assim.
É exatamente por isso que vejo contantemente erros e mais erros projetuais em lighting. Incluindo aqui nos projetos de muitos dos bambambãns e socialites.

A imagem acima nos dá a exata noção do tamanho do desconhecimento do projetista no tocante a equipamentos para iluminação.
Os rebatedores são uma “mão na roda” para resolvermos a iluminação de grandes espaços. Mas para utiliza-los não basta levarmos em conta isso ou que eles estejam na moda. Percebam na imagem que o facho da lâmpada é maior que o diâmetro do rebatedor o que ocasiona a fuga de luz para a parede além das horríveis sombras projetadas do rebatedor.
Os erros cometidos? Erros de angulação e distância. Já que a luminária encontra-se a determinada distância do rebatedor, temos de analisar – devido à distância – em que raio a abertura do facho estará na distância em que o rebatedor estará localizado. Aqui o projetista utilizou uma lâmpada onde a abertura acabou ficando maior do que deveria.
Outro caso:

Fala sério!!! Como esse povo gosta de gastar energia e provocar ofuscamentos desnecessários.
Aqui percebe-se claramente que o projetista não levou em consideração a arquitetura. A única coisa que se percebe e uma explosão de luz na tentativa de “querer aparecer” em meio à paisagem urbana.
Percebam que até mesmo os elementos arquitetônicos mais sutis ficam “foscos” em meio a tanta luz.
Em tempos de eficiência energética percebemos que o pessoal anda meio desligado sobre o assunto.

Olhem que “belezura” os reflexos no teto. Vidros, espelhos, cromados, dourados facilmente refletem a luz formando essas ilhas de reflexos nas outras superfícies. CUIDADO!

Percebam na sanca a explosão de luz causado ofuscamento. Erro? Desconhecimento dos equipamentos, potência adequada, pode também ser erro de abertura da sanca entre vários outros. Isso mata qualquer projeto. E percebam que o mesmo erro foi cometido sequencialmente em vários ambientes que aparecem mais ao fundo na imagem.
A luz indireta produzida pelas sancas (built-in) devem ser pensadas como luz secundária, apenas de preenchimento e nunca como principal.

A imagem acima nos mostra mais um erro crasso e muito comum: posicionamento em relação ao usuário.
Tudo bem que esteticamente fica muito bonito. Mas coloque-se em pé de frente com esta luminária e tente conversar com a pessoa que está do outro lado da mesa… Isso sem contar que este tipo de instalação provoca ofuscamento quando estamos sentados.
Bom, espero que com estas dicas e observações ao menos vocês leitores, parem de cometer esses erros.
E nunca é tarde para lembrar: não queira fazer tudo sozinho. As parcerias estão aí exatamente para evitar estes erros comuns e bobos.

Deixe um comentário