SET Design

Muita gente me pergunta o que vem a ser SET Design quando pega meu cartão de visitas.

Produção de SET seria o termo mais conhecido, mas mesmo assim, ainda encontro pessoas que ficam com “cara de bolacha sem recheio” e dentre estas pessoas encontram-se clientes (até que dá para entender), alunos e outros profissionais (não, não dá pra entender estas bolachas sem recheio e sem sabor).

Bom, numa aulinha básica e rápida posso explicar da seguinte maneira (sem usar de muito texto):

SET Design tem a ver com toda produção passageira, de uso rápido e que logo após será desmontada e, provavelmente, não utilizada novamente. Mas também tem a ver com aquelas reutilizadas muitas vezes como veremos a seguir.

Dentre os tipos de produção deste gênero encontramos:

SET Design para Moda: desfiles, produção de catálogos e, porque não, as vitrinas que, apesar de sua estrutura manter-se a mesma, o conteúdo é alterado, modificado em prazos curtos.

Engana-se quem pensa que o SET Design para desfiles fica apenas na passarela e boca. Ela compreende tudo o que envolve o evento: desde a recepção, passando pelo lounge, entrando na área de desfiles (acessos e saídas, cadeiras platéia, área mídia, área som & luz, passarela, boca, iluminação geral e específica) e o backstage (camarins e anexos).

Claro que este acima não poderia faltar né?

SET Design para cenografia: entram aqui os trabalhos voltados à cenografia teatral, televisiva e também aquelas voltadas à publicidade e aqueles utilizados para gravações de clipes musicais.

Também engana-se que SET Design para clipes e publicidade são apenas realizados “indoor”. Temos também produções que podem ser realizadas tanto interna como externamente. Aqui entra sempre o olhar cênico e fotográfico do produtor de SET (SET Designer) que irá escolher as locações e, dentro deste olhar, já marcar as cenas, ângulos e movimentações a serem tirados.

Um bom exemplo de mistura entre interna e externa é o clip a seguir, pra variar, da Madonna:

Ou este comercial da Pepsi:

Pode-se inclusive acrescentar aqui as produções voltadas a eventos (festas, casamentos, feiras, shows, etc).

Portanto, SET Design.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.