O designer Belga Vincent Gerkens faturou o prêmio de melhor produto verde do concurso internacional Greengagets com esta persiana.
A idéia é simples: uma persiana com o modelo tradicional mas que tem em suas lâminas o principal diferencial: ao invés de plastico, metal, madeira ou outro elemento, ele a produziu utilizando materiais alternativos e bastante específicos para que pudesse aproveitar ao máximo esse produto.
A idéia das persianas é formar uma barreira para o sol principalmente. Então porque não aproveitar toda essa exposição e transforma-a em energia e luz? Essa foi a idéia da concepção da Blight.
Na base de fixação estao instalados os componentes normais de uma persiana e os específicos para o produto: baterias de armazenamento e conversor de voltagem. Já as lâminas tradicionais foram substituídas por outras feitos com um elemento eletroluminescente (branco) abastecido energeticamente pela bateria e por micro células fotovoltáicas, que são as responsáveis pela captação solar (azul).
O resultado disso? Simples: durante o dia você tem uma persiana normal e com uma estética impecável. Durante a noite, uma luminária também esteticamente interessante e que não consome absolutamente nenhuma energia elétrica.
É só esperar chegar ao Brasil agora!