A “Fête des Lumières” (Festa da Luz) nasceu no dia 8 dezembro de 1852. Começou com o povo de Lyon iluminando as suas janelas com velas e depois, desciam na rua para celebrar a instalação da estátua da Virgem Maria. Hoje a Festa das Luzes faz parte do patrimônio urbano e do calendário oficial não só da cidade, mas do país. Aqui, uma apresentação/chamada geral para a festa:
E aqui, uma geral da festa deste ano:
Percebam como a cidade toda se veste de luz?
Agora vamos a alguns destaques deste ano:
1 – Catedral Saint Jean
O vídeo traz a apresentação em video-mapping a história da construção desta bela catedral. Do desenho à construção melhor dizendo.
Apesar de ser um belo trabalho, essa instalação parece mais com algo relacionado ao cinema e à TV que um trabalho de lighting mesmo. Mas como esta festa da iluminação de Lyon é algo passageiro, valem as instalações também, que é mais o caso aqui.
Percebam quase no final do vídeo que tem um momento (+- 9:08) em que não é projeção e sim iluminação mesmo feita através de projetores – magnificamente bem colocados por sinal.
2 – Place des terreaux
Primeiro prestem atenção no tamanho desta instalação. Todos os edifícios que circundam a praça foram envolvidos num mesmo projeto.
Segundo ponto: destaco a maestria do mapeamento arquitetônico, a construção e desconstrução (ou destruição – no sentido de derrubar mesmo) da arquitetura envolvida.
3 – Place de la République
Uma bela instalação sobre o corpo humano e o movimento.
4 – Hommage à Bartholdi – Fontaine – Place des Terreaux
Este é sempre um dos elementos urbanos mais esperados pela população. Sempre belíssimos projetos acontecem aqui. Por sinal você sabe quem foi Bartholdi?
Este vídeo é da edição 2010 da festa, mas vale a pena coloca-lo aqui por sua beleza.
5 – Balais de lumières Pont du palais de justice
A ponte, o rio, o entorno, o som e a luz….
6 – Place des Célestins – une partie de flipper géant
Adorei!!!
Uma partida num fliperama gigante. Mapeamento arquitetural numa instalação interativa onde o público pode jogar e se divertir.
7 – Bellecour Statue Louix XIV
Lúdico, alegre e simples.
8 – Parc de la Tête d’Or – Le Mythe de la Tête d’Or
Uma instalação num parque para contar um mito. Luz e materiais simples. Bela e lúdica instalação!!!
Gostou? Tem mais aqui:
Vídeos mais completos e detalhados sobre todas as instalações.