É pessoal, finalmente terminei meu artigo da pós em Iluminação do IPOG. Já foi devidamente entregue, corrigido e liberado para publicação.
Bem diferente dos trabalhos que tenho visto sendo publicados onde o foco são os projetos, parti em outra direção: uma análise do mercado profissional brasileiro, associações e ações ilÃcitas destas últimas, especialmente a AsBAI.
O trabalho consiste na construção de uma cartilha informativa sobre o Lighting Design. Esta já é uma idéia antiga que eu vinha amadurecendo em conversas com o Valmir Perez e outros profissionais da área.
Segue então os arquivos em PDF:
– Artigo: Cartilha informativa sobre Lighting Design
artigo_apresentação_cartilha
– Modelo inicial da Cartilha
É sempre bom lembrar que eu não sou designer gráfico, portanto a apresentação da cartilha é apenas uma ideia.
Espero que gostem (a AsBAI sei que não vai gostar nem um pouco ah ah ah) e que dele surjam novos movimentos profissionais e acadêmicos.
Olá Paulo, li seu artigo e te achei um tanto quanto revoltado com os profissionais da arquitetura. Bom, sou arquiteta e no meu curso não vi praticamente nada sobre iluminação, agora depois de formada que estou estudando e buscando cursos para aprender. Portanto sei que nós não saÃmos da faculdade sendo iluminadores. Na minha opinião os profissionais que mais entendem de iluminação são o fotógrafos, são eles que mais dependem dos efeitos da luz para o bom resultado de seus trabalhos. Entretanto quando se entra na iluminação residencial, comercial e urbana, não basta apenas entender sobre os efeitos da luz, mas também sobre arquitetura, design de interior, paisagismo e urbanismo. Isso é inevitável, a iluminação faz parte da arquitetura e não dá para desvincular uma da outra. Não que o arquiteto ou o designer de interior sejam naturalmente um LD, de forma alguma, acho que é preciso muito estudo e muita experiência para se auto denominar um.
Oi Paulo, tudo bem!Estudo Design de Interiores em Salvador, e descobri por acaso na internet seu blog.Recebo sempre suas publicações, e foram elas que me introduziram de fato numa visão maiscrítica da profissão. Concluo o curso no meio do ano e decidi me especializar em Paisagismo.Nesse sentido gostaria , se possível, que você abordasse um pouco sobre a atuação nesse campo…Antecipadamente agradeço.Angelice Rocha Date: Thu, 17 Jan 2013 20:26:26 +0000 To: angelicerocha.rocha@hotmail.com
Ok Angelice,
vou procurar escrever mais sobre o assunto.
abs